28º Mês Espírita de São Gonçalo

 

Nos dias 04, 11,18 e 25 de setembro aconteceram as comemorações do 28º Mês Espírita do município de São Gonçalo/RJ

 

O evento foi promovido pelo 37º Conselho Espírita de Unificação do CEERJ

 

A palestra de abertura, no dia 04, teve como tema "O Pacto Áureo" e suas consequências para a unificação do movimento espírita brasileiro, destacando-se o papel ímpar do então presidente da FEB, Wantuil de Freitas

 

O confrade Éder Freyre (representante do 37º CEU/CEERJ) substituiu com muita competência o companheiro Bruno Lourenço (CEERJ) que não pode comparecer por problemas de saúde. 

 

No dia 11 o assunto abordado foi a "Unificação no Estado do Rio de Janeiro: o caso da USEERJ e FEERJ" que foi explanado com muita propriedade pelo confrade Hélio Ribeiro (ex-presidente da antiga FEERJ, hoje IEBM e presidente do Grupo de Apoio ao Menor - Casa de Batuíra de São Gonçalo) um dos principais personagens desse momento histórico da unificação no movimento espírita fluminense. O público se emocionou com a narrativa de momentos inesquecíveis do Espiritismo em terras fluminenses; a visita de Francisco Cândido Xavier à Niterói (então capital do Estado do RJ) na década de 70 e o processo de fusão entre as federativas USEERJ e FEERJ que resultou na criação do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ

 

No dia 18, o Colégio Odete Sao Paio recebeu o 15º Encontro da Fraternidade Espírita, tradicional evento de congrassamento das Instituições Espíritas do nosso município e de cidades vizinhas que prestigiam este encontro tão aguardado por todos.

 

E fechando as comemorações do mês espírita gonçalense o companheiro Paulo Jorge dos Santos (Centro Espírita Trabalhadores de Jesus de Cabo Frio/RJ), brilhantemente falou sobre "A Caravana da Fraternidade" abordando os seguintes tópicos: O espiritismo no Brasil; O surgimento da FEB; O "Pacto Áureo"; A "Caravana da Fraternidade"; Os caravaneiros; O planejamento estratégico; Visitando as capitais do Nordeste e Norte; e Colhendo os frutos.

 

A média de público em todo o mês espírita foi muito boa e as comemorações foram encerradas com:  homenagem a duas personalidades do Movimento Espírita Gonçalense: Celso Brégua (EEFRA) e Maria do Valle (Grupo Espírita Meimei), apresentações musicais, distribuição de material de divulgação da FEB e sorteio de livros espíritas.

 

As fotos de cada dia das palestras podem ser acessadas nos links abaixo:

 

04/09/2016 - O Pacto Áureo: https://goo.gl/ydKArf

 

11/09/2016 -  A Unificação no Estado do Rio de Janeiro: o caso da USEERJ e FEERJ: https://goo.gl/myQ8hs / Vídeo da palestra: https://youtu.be/3CpM8u_5Hwo

 
18/09/2016 - 15º Encontro da Fraternidade: https://goo.gl/5koJ1M
 

25/09/2016 - A Caravana da Fraternidade: https://goo.gl/iLG8Hj

 

Agradecemos a todas as instituições, oradores, artistas e público em geral que prestigiaram o evento. Nosso muito obrigado!

 

Departamento de Orientação Doutrinária, Departamento de Unificação, DEPARTE e Departamento de Eventos
37º CEU/CEERJ